Coordenadores de programa de avaliação dos artigos do SACI 2025

  • Genarde Macedo Trindade (UEA) – gmtrindade@uea.edu.br
  • Itamara Parente de Souza (UEA) – ipsouza@uea.edu.br
  • Eric Teles Bezerra (UEA) – etbezerra@uea.edu.br

1. Datas Importantes

  • Data de início das submissões: 15/09/2025.
  • Data limite para submissão de artigos (completos e resumos): 03/10/2025  12/10/2025. 
  • Notificação de aceite: 17/10/2025  23/10/2025.
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos: 24/10/2025 27/10/2025 29/10/2025. 
  • Envio do arquivo do banner, referente aos resumos aceitos, para impressão: 29/10/2025.

2. Apresentação e objetivos

O Simpósio Amazônico de Computação e Inovação (SACI) visa oportunizar aos participantes acesso a novos conhecimentos, conceitos e tecnologias por intermédio de diversas atividades e pela apresentação de artigos. As atividades desta edição estão relacionadas a temas das áreas da computação, educação e inovação, e alinhadas com os temas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da Semana Estadual de CT&I no Amazonas (SECTI). As submissões de Artigos (Completos e Resumos) para o SACI 2025 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir:

Trilha Rio Amazonas: Computação e Tecnologias Emergentes na Amazônia

Coordenação:

  • Joao da Mata Libório Filho (UEA) – jlfilho@uea.edu.br
  • Kleber Padovani de Souza (UEA) – padovani@uea.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  •  Computação em Nuvem e Big Data;
  • Aplicações de Inteligência Artificial e Machine Learning;
  • Computação Móvel e Internet das Coisas (IoT);
  • Computação de Alto Desempenho;
  • Computação para análise de grandes volumes de dados;
  • Modelagem e simulação;
  • Proteção de dados sensíveis de pesquisas;
  • Segurança cibernética;
  • Infraestrutura de Redes e Comunicação.

 

Trilha Rio Purus: Inovações Tecnológicas e Sustentáveis para a Amazônia

Coordenação:

  • Deolinda Lucienne Ferreira (UEA) – dlferreira@uea.edu.br
  • Karen Cristina Barreto Trovão Rodrigues (UEA) – krodrigues@uea.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Empreendedorismo, Inovação Social e Tecnologia;
  • Projetos de inovação social com impacto positivo na vida das populações locais;
  • Modelos de negócios sustentáveis baseados em recursos amazônicos;
  • Casos de sucesso de startups tecnológicas na região amazônica;
  • Desenvolvimento de Produtos e Serviços Sustentáveis;
  • Produtos tecnológicos que promovem a conservação ambiental;
  • Tecnologias verdes para a redução do impacto ambiental na Amazônia;
  • Soluções tecnológicas para o manejo sustentável;
  • Políticas públicas que incentivem a inovação tecnológica sustentável;
  • Economia criativa na região amazônica.

 

Trilha Rio Madeira: Educação em Computação na Amazônia

Coordenação:

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa (UEA) – lsergio@uea.edu.br
  • Franciano Antunes (UEA) – fantunes@uea.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Integração de práticas pedagógicas de acordo com a BNCC de Computação;
  • Computação na escola e na sala de aula;
  • Relatos de experiência em atividades extracurriculares (projetos de extensão, iniciação científica, PRP, PIBID e outros) em cursos de Licenciatura em Computação;
  • Experiências tecnológicas associadas ao ensino de Computação por meio do movimento “maker”;
  • Desenvolvimento e implementação de currículos de Computação em escolas;
  • Metodologias ativas para o ensino de programação e Ciência da Computação;
  • Utilização de plataformas online e ferramentas digitais para o ensino de computação;
  • Uso de jogos educacionais para o ensino de conceitos de Computação;
  • Ensino de habilidades críticas como pensamento computacional, resolução de problemas e colaboração;
  • Integração de competências digitais por meio do ensino da Cultura digital ou Mundo digital;
  • Métodos de avaliação do aprendizado em computação;
  • Computação Desplugada como metodologia de ensino nas escolas.

 

Trilha Rio Juruá: Formação Docente e Práticas Pedagógicas Inovadoras na Amazônia

Coordenação:

  • Elisângela Silva de Oliveira (UEA) – esoliveira@uea.edu.br
  • Ethel Silva de Oliveira (UEA) – eoliveira@uea.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Programas de formação inicial e continuada para professores de Computação;
  • Experiências e resultados de iniciativas de capacitação docente;
  • Estratégias pedagógicas inovadoras aplicadas ao ensino de Computação;
  • Estudos de caso sobre a implementação de novas metodologias de ensino;
  • Tecnologias de suporte à formação de professores;
  • Ferramentas digitais para o desenvolvimento profissional contínuo;
  • Competências e habilidades necessárias para o ensino de Computação;
  • Desafios específicos enfrentados pelos professores na região amazônica;
  • Projetos interdisciplinares que envolvam a Computação e outras áreas do conhecimento;
  • Políticas e programas governamentais para a formação de professores na Amazônia;
  • Impacto das políticas públicas na qualidade da educação em computação;
  • Relatos de experiências na Educação de Jovens e Adultos.

 

 

Trilha Rio Negro: Recursos Tecnológicos na Transformação Educacional na Amazônia

Coordenação:

  • Jhonathan Araújo Oliveira (UEA) – jholiveira@uea.edu.br
  • Kayro Figueira Pires (UEA) – kayro@uea.edu.br

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Realidade aumentada e virtual para experiências educacionais imersivas;
  • Sistemas de tutoria inteligente e aprendizagem adaptativa;
  • Objetos de aprendizagem e/ou recursos educacionais abertos;
  • Análise de dados educacionais para personalizar o ensino;
  • Uso de dispositivos IoT para criar salas de aula conectadas;
  • Uso de kits ou materiais alternativos de robótica para ensinar conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM);
  • Criação ou utilização de jogos educativos para o ensino de diversas disciplinas;
  • Redes sociais educacionais e seu papel no aprendizado colaborativo;
  • Informática na Educação Especial;
  • Inclusão digital;
  • Recursos tecnológico na educação inclusiva;
  • Tecnologias assistivas para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (PNEE);
  • Práticas inclusivas utilizando tecnologias emergentes;
  • Redes sociais, sociedade e cultura digital na educação;
  • Novas tendências de uso das tecnologias digitais na educação.

 

 3. Orientações gerais

As submissões de artigos para o SACI 2025 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF. Os artigos não são anônimos, portanto, os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos.

Passo a passo para submeter seu trabalho:

  1. Acesse o link: submissão-saci-2025;
  2. Preencha o título do seu trabalho;
  3. Informe qual trilha o artigo corresponde;
  4. Leia e aceite o checklist de submissão e o consentimento de privacidade;
  5. Insira o resumo e clique em continuar;
  6. Adicione o PDF do seu artigo, marque como “Texto do artigo” e clique em continuar;
  7. Caso haja coautores, clique em Incluir Coautor e preencha as informações de cada um deles;
  8. Continue e clique em Submeter para finalizar.

Tipos de submissão, limite de páginas e regras gerais

As submissões para o SACI podem ser feitas em duas categorias:

Resumos simples: devem ser escritos em língua portuguesa, apresentar título, autoria, corpo do texto e palavras-chave. Link para o template de Banner: link de acesso.

Deve incluir pontos significativos, ser explícito e conciso, ser redigido em um único parágrafo, com frases coerentes e em continuidade (começo, meio e fim). Também devem atender aos seguintes critérios:

  • Título: Deve ser objetivo e informativo, escrito em letras maiúsculas, com no máximo 20 palavras;
  • Autoria: Pode-se incluir até doze (12) autores, incluindo o(a) professor(a) orientador(a), com a primeira letra de cada nome/sobrenome maiúscula. Não os listar apenas com as iniciais e o último sobrenome;
  • A(s) instituição(ões) de ensino vinculada(s);
  • Corpo do texto do resumo: O resumo deve ser digitado em parágrafo único, composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do trabalho. Deve ser escrito em parágrafo único devendo ressaltar o objetivo, a metodologia, os resultados parciais do trabalho;
  • O Resumo Simples não deve conter tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas, subtítulos e citações. Mínimo de 250 e máximo de 400 palavras; (NBR6028).
  • Palavras-chave: Em ordem alfabética, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com letras iniciais maiúscula. No mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave.

 

Artigos completos: devem ser escritos em língua portuguesa, em forma de artigo científico da Sociedade Brasileira de Computação – SBC e que se enquadrem em uma das Trilhas do evento.

  1. Link para o template de Artigo: link de acesso.
  2. Template da SBC na plataforma Overleaf: link de acesso.

Os artigos submetidos devem ser inéditos, ser resultados de um trabalho de pesquisa e não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. E deve possuir entre 07 (sete) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e excluindo as páginas com referências bibliográficas. Todos os manuscritos submetidos devem incluir os seguintes itens:

  • Título: Certifique-se de que o título seja específico e conciso. Os títulos devem ser apresentados de acordo com o template;
  • Autoria: Pode-se incluir até cinco (5) autores. Forneça os nomes completos e afiliações de todos os autores. As afiliações devem incluir departamento, universidade ou organização, cidade e país;
  • Resumo: deve apresentar brevemente o manuscrito, não excedendo 100 palavras. Nenhuma citação deve ser incluída no resumo. Após, o resumo deve ser traduzido para a língua Inglesa e colocado no abstract;
  • Introdução: A seção de introdução deve fornecer um contexto para o seu manuscrito. Ao preparar a introdução, lembre-se de que alguns leitores não serão especialistas em seu campo de pesquisa;
  • Corpo principal: A parte do corpo principal deve incluir as principais ideias propostas, resultados e discussões.
  • Conclusões: Uma conclusão é quando você resume as descobertas do artigo e generaliza sua importância, discute dados ambíguos e recomenda pesquisas adicionais. Uma conclusão eficaz deve fornecer o fechamento de um artigo, deixando o leitor satisfeito de que os conceitos foram totalmente explicados.
  • Agradecimentos: Você, como autor, é livre para decidir se deseja incluir agradecimentos ou não. Normalmente, a seção de agradecimentos inclui os nomes de pessoas que de alguma forma contribuíram para o trabalho, mas não se enquadram nos critérios para serem listados como autores. Esta seção do seu manuscrito também pode incluir informações sobre fontes de financiamento.
  • Referências: A lista deve conter pelo menos 10 referências e deve ser organizada na ordem alfabética.

 4. O Avaliação, Critérios de Revisão e Requisitos para a Publicação

Os artigos serão avaliados conforme os seguintes quesitos:

  • Originalidade: Originalidade do tema/solução/abordagem utilizada pelas pessoas autoras;
  • Contribuição: Grau de avanço frente a temática abordada;
  • Adequação do método científico: O trabalho foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? As pessoas autoras discutem claramente o método científico e sua escolha em relação a outras alternativas? A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?
  • Aderência ao evento e aos tópicos da trilha: O artigo se encaixa ao SACI? O artigo se encaixa nos temas da trilha?
  • Qualidade da escrita, da organização e da apresentação: É fácil de ler e entender? O uso da norma culta da língua portuguesa está correto? O artigo está bem estruturado? O texto está bem encadeado? A formatação está adequada segundo o modelo da SBC? O tamanho do artigo corresponde à chamada? As referências estão completas e segundo as normas?
  • Referências a trabalhos similares: O artigo realiza uma análise coerente de trabalhos similares? Posiciona sua contribuição frente a estes trabalhos? As referências são atuais e relevantes?

 

 5. Apresentação dos trabalhos

Maiores detalhes sobre data, horário, tempo de apresentação e formato do pôster serão divulgados após a publicação da lista de trabalhos aprovados.

  • Resumos simples: serão apresentados em forma de banner. 
  • Artigos completos: serão por apresentação presencial ou virtual com duração de 10 minutos por artigo.

PUBLICAÇÃO: Os trabalhos apresentados no evento serão publicados nos Anais do evento: anais-saci.cesit.com.br, ISSN 2319-0418.