HackaComp – Competição de Atividades para Educação em Computação 

O HackaComp – Competição de Atividades de Computação é uma iniciativa inovadora do curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA), realizada de 11 a 12 de novembro de 2025, como parte da programação do XVII Simpósio Amazônico de Computação e Inovação (SACI 2025).

O HackaComp surge como um espaço criativo e colaborativo que busca estimular docentes da Educação Básica e licenciandos em Computação a desenvolverem atividades pedagógicas lúdicas, inovadoras e acessíveis, voltadas para o ensino de Computação na escola. O diferencial desta competição é a valorização das práticas desplugadas, atividades que não dependem do uso direto de computadores, permitindo que o conhecimento da área seja difundido mesmo em contextos escolares com recursos tecnológicos limitados.

Objetivos principais

  • Promover a popularização da Computação como ciência, contribuindo para sua inserção efetiva na Educação Básica.
    Estimular a criatividade e inovação pedagógica na elaboração de atividades educativas alinhadas à BNCC – Complemento de Computação (MEC, 2022).
    Conectar professores, licenciandos e pesquisadores em uma rede colaborativa de troca de saberes e práticas.
    Incentivar o uso da cultura maker e da aprendizagem ativa como estratégias de transformação educacional.
    Valorizar a docência e a produção de conhecimento que nasce do diálogo entre universidade e sociedade.

Como será o HackaComp?

Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a:

  • Imersão e ideação com palestra de abertura, conduzidas por especialistas em competições de Hackathon e  de Computação e Educação.
  • Desenvolvimento em equipe, incentivando o trabalho coletivo e interdisciplinar.
  • Apresentações públicas dos projetos ao final da competição.
  • Premiação e reconhecimento das melhores propostas, com destaque às iniciativas de maior impacto educacional.

Além da competição em si, o HackaComp terá um legado duradouro. Tendo em vista que todas as atividades desenvolvidas serão organizadas em um repositório digital de acesso aberto, permitindo que outros professores da região amazônica, ou de todo o Brasil, possam utilizar, adaptar e aplicar em suas realidades.

Impacto esperado

Com o HackaComp, busca-se fortalecer a formação inicial e continuada de professores, contribuir para a transformação das práticas pedagógicas em Computação e ampliar o acesso de crianças e jovens amazônidas a experiências educativas de qualidade. A competição também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial:

  • ODS 4 – Educação de qualidade;

  • ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico;

  • ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

  • ODS 10 – Redução das desigualdades.

Informações práticas

  • Datas: 11 a 12 de novembro de 2025.
  • Local: CESIT/UEA – Itacoatiara/AM.
  • Regulamento e inscrições: em breve serão disponibilizados.

O HackaComp é mais do que uma competição. É um movimento coletivo de inovação educacional, que valoriza a ciência, a cultura amazônica e a criatividade como caminhos para formar professores líderes e cidadãos críticos, capazes de transformar a realidade social por meio da Computação.